Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

BENJAMIN

«Os maços de apontamentos que tenho em cima da mesa, que hoje me fizeram perder tanto tempo à procura dos meus óculos redondos submergidos em tanto papel, são muitos e podiam perfazer quase trinta volumes. Falam de tudo e nada, mas acima de tudo declaram, exprimem, homens e a sua história. Mas falam também de peixes, é certo, em exortações que nos fazem temer estarmos cheios de escamas e espinhas, há quem lhes chame alegorias, outros menos dispostos a ouvir chamam-lhes sermões, sendo pouco condescendentes com o que chamam a interferência do homem na palavra de Deus.
Pode parecer estranho nestes tempos conturbados eu ter em minha posse esta enorme quantidade de documentos numa língua para muitos dos meus concidadãos estranha, mas não para mim, sem no entanto ter feito muito esforço para os ler e compreender como se já tivesse sido em tempos a minha língua natal. 

Do Brasil aos Açores, a França ou a Amesterdão os ensinamentos de Benjamin vogam em retalhos com o vento e ao sabor do tempo.»
(© Pedro A. Sande) de Benjamin

Sem comentários:

Enviar um comentário