Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

domingo, 12 de outubro de 2014

BARRADAS

A minha amiga Cristina, que é um apreciadora das boas coisas da vida, por maioria de razão, das bolachas, afirma aos sete ventos a supremacia das bolachas Marias quando barradas a manteiga. Presume até que estas arrepiem corpos e sensibilidades frágeis. A mim não me arrepia. Um poste para mim de digestão fácil, o da Cristina.
Mas peço desculpa da cagança, da vaidade afarinhada, nada condizente com o tipo de bolachas que como actualmente. Mas, bolachas bolachas, eram as da minha avó, uma Castafiori na aparência e no trato para todos, mulher coquete do pó de arroz e laca de drogaria no cabelo, tão vaidosa como popular ao Zé da esquina, como ao Manuel Padeiro ou à Licínia costureira, que despia o chapéu, fazia vénia, tornava-se um cordeirinho deste mundo, mesmo se admoestado pela sua linguagem grosseira, mas sempre à espera do último beijinho da diva, nariz empinado pelo salitre abaixo, língua ao pé da boca castigadora para os populares que escarravam no chão, ou fungavam no ar, ou limpavam sem discrição as salas, ou não cediam o interior da berma da rua às senhoras e às meninas, tão burguesa como popular, carregando com ela todas as guloseimas deste mundo, ceias carregadas daquelas bolachas "aperuadas" com uma amêndoa no topo, e que hoje assumiram uma nobreza que não lhes conhecia, «almendroadas! dizem elas», como se tivessem agora casadas com o senhor Duque ou o senhor Conde do bairro, ou o Galego que se fazia passar por Franciú, um Alain Delon de pacotilha, com aquelas redondas areias, que pareciam pequenas dunas da nossa gula, com aquelas finíssimas e estreitas, mais condizentes com uma hóstia do vigário do Rato, com aquelas roscas acabadas de sair, com extrema devoção e amor dos fornos da padaria e do padeiro, que chegava àquele quarto andar com altura de Torre Eifel, logo pela manhã, de bofes de fora e joanetes inchados, maldizendo entredentes aquela coquete do quarto andar do Salitre, que lhe levava as bolachas e o vigor diariamente, mas com uma reverência canina que salivava perante a infinita diva.
Saudades dos lanches e ceias abolachados da minha avó, num tempo em que as avós eram avós, matronas escarrapachadas e pesadas nos abonos dos maridos, embora leves nos encontros diários de amigas nas inúmeras pastelarias do bairro, ou no cabeleireiro ou no calista, ou na modista, ou nas sessões trissemanais dos cinemas das avenidas, sanduíches de bolachas carregadas não só de manteiga, mas daqueles quadrados divinais de marmelada enrolados como vestidos de anjos e que tinha um nome engraçado que Jesus não desdenhava pela extrema devoção a este mundo: Germina!
© PAS (Pedro A. Sande)

1 comentário: