Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prática E Persistência: Os Dois «Pês» Da Escrita

Rob Young tem hoje um artigo interessante sobre as sete virtudes cardinais virtuais dos escritores de sucesso, que reproduzo pouco à letra:
1) Diligência para a escrita regular: muitas más páginas antes de se escrever alguma coisa decente.
2) O amor pelo falhanço: parece algo masoquista, mas criatividade é experimentação; o falhanço não como o oposto do sucesso, mas a sua porta de entrada.
3)Purificar a desilusão: acredita que és fantástico e importante, mesmo que o não sejas.
4) Humildade para deixar o teu ego à porta: cuidar mais da história do que do ego: capacidade para aceitar feed - backs, crítica,...
5)Coragem face à constante rejeição: a escrita é tanto um ato público como pessoal; uma forma de exibicionismo...
6) Paciência para continuar apesar da rejeição: falharás, serás rejeitado; repete; torna-te melhor por pequenos incrementos; dá alguns anos e pode ser que chegues à mediocridade; dá algumas décadas e pode ser que te tornes bom. A escrita não é um estilo de vida para aqueles a quem falta "endurance". A paciência é obrigatória!
7) Autocontrole para seguir em frente: aprender a seguir em frente fazem a diferença entre  finalizar os objectivos e uma vida de fins perdidos! 

Prática e persistência, melhoram a tua capacidade pessoal, os teus resultados médios e as tuas capacidades como escritor.

Sem comentários:

Enviar um comentário