Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Os Efeitos Subjetividade: O Efeito De Halo, Estereopatia...

Quando nos cruzamos com alguém somos inevitavelmente sujeitos a avaliação. 
Avaliação quase sempre penetrada daquilo que se designa de subjetividade. 
Uma sujetividade que pode ocasionada por um conhecimento de informação prévia, influenciando o juízo, ideia ou opinião; ou o denominado "efeito de halo", uma avaliação produzida pela aparência física externa, como se a  antipatia, o raciocínio ou a preguiça tivessem uma imagem.
Para além destes dois anteriores ainda poderíamos falar de um efeito da estereopatia, ou seja uma espécie de imutabilidade de quem avalia, processo normal e inconsciente - como se a bibliotecária fosse uma senhora idosa, óculos na ponta do nariz, cabelo apanhado desprovido de sensualidade.
E isto para não falar no efeito de contraste, efeito âncora e a própria infidelidade própria dependente do nosso estado físico, mental...
Através destes «efeitos subjetividade» nos apercebemos de como a grande maioria das vezes não devíamos ser lestos na avaliação por quem se nos depara no dia a dia das nossas vidas: para evitar que estes Estereótipos, Halos e outros efeitos nos dêem imagens enganosas à nossa retina.    

Sem comentários:

Enviar um comentário