Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Erros

Há uma tendência na nossa vida para cometermos erros. Muitos desses erros são de paralaxe, outros são levados pelas emoções, outros ainda são erros de apreciação.
Hoje pela primeira vez desde há muito fiquei muito irritado.
Irritado por me ter apercebido tarde de mais que não só me deixei levar pelas emoções como fui levado por elas. 
Por boas ou más razões. Possivelmente nunca o irei saber já a que este mundo falta-lhe uma componente de tolerância e capacidade de encaixe, encaixe para perdoar e ser perdoado.
Encaixe para saber ouvir, encaixe para saber percecionar os nossos erros. 
Hoje começo a perceber os dramas que temos pela frente, com seres humanos formatados em se consumirem em vidas dramáticas.
Vidas que querem traçar a regra e esquadro e que as torna vítimas do querer parecer ou mesmo do querer ser a todo o custo.
Como é óbvio não foi situação que procurasse, fui arrastado na boa onda e na onda me ia afogando. 
Mas a minha capacidade de perdoar é lata, tivessem os outros essa minha capacidade e tudo se resolveria com aquilo que infelizmente o ser humano menos têm: a capacidade de perdoar e ser perdoado. Só gente «superior» têm essa capacidade!
A minha conclusão, no entanto, é que há muita gente que se perde numa ambição que ultrapassa fronteiras, muita gente que sofre deveras e que faz sofrer à sua volta.
Mas o mais dramático é que muitos destes seres humanos parecem já não ter nada para dar ao seu semelhante.
E muitos deles nem se apercebem que aquilo que denunciam nos outros está até em si bem mais marcado.
Procurar alguém, não porque se queira partilhar inteletualmente o seu mundo, pedindo mas não retribuindo, é uma nova forma de vida que tem retorno. E um mau retorno que a todos prejudica, principalmente às relações entre seres humanos que se querem amistosos.       

Sem comentários:

Enviar um comentário