Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cem Escudinhos de Ortigão, Valor Facial, Valor Capital


Se olharem bem para o cantinho superior direito verão lá o «nosso» valor facial: vales 100 ó Evaristo, dizia ao tempo (e que tempo, perguntarão vós? um qualquer, o que quiserem!) cada "farpa" do nosso Ramalho.
Mas o fenomenal, no meio de tantos fenómenos, é o vertido a páginas 168 deste cem mil réis
«Desde que o dinheiro de um português lhe aparece palpavelmente representado em máquinas, em caldeiras de vapor, em teares, em charruas, em fornos, em alambiques, em forjas, em movimento de braços, em agitação, em ruído, em obra, o português perturba-se, sente a sensação da tomenta, e sobrevêm-lhe os terrores de naufrágio. Quando, pelo contrário, o seu dinheiro se lhe mostra garantido por uma folha de papel engordurado do suor das dedadas e da tinta dos carimbos oficiais ... o capitalista português então sossega, tranquiliza-se, lê jubiloso ao almoço a cotação dos fundos, deixa crescer na paz absoluta da inanidade a sua barriga ... e faz-se um sustentáculo precioso das instituições em que medra e de que faz parte» (As Farpas, Porque não há indústria, Livro X, pág.168)
Ó Evaristo, tu alguma vez tiveste outra coisa que não isto?  
Ele há coisas que nunca mudam, não há?

Sem comentários:

Enviar um comentário