Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 4 de março de 2013

«Teimozia»

Não tenho pela teimosia a maior das considerações. Talvez a palavra mais adequada fosse, «admiração». Pela persistência, sim, e mesmo assim só quando segue os cânones da «convivialidade», da ética social e da humildade.
Teimoso é o chefe que lidera diretivamente , não o que tem uma liderança participada; teimoso é o homem do leme, que teima no erro, não alterando o sentido do seu rumo, levando-o em direção aos rochedos e à tormenta; teimoso é o ator que mantêm o guião apesar do enfado do espetador; teimoso é o Homem que impulsivamente invectiva a nova ortografia sem lhe tomar o pulso (já fui teimoso e ando-me a tratar; e libertando-me do lastro, sinto-me mais leve); teimoso é o que acha a sua teimosia, persistência, «porque, não!»
Não tenho pela teimosia a maior das considerações: mas neste particular e em todos os que dêem à cabeça a forma de cabeçudo, pela leitura e pela reflexão sua associada, até propunha uma nova forma ortográfica para esta palavra: «teimozia.»

Sem comentários:

Enviar um comentário