Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Ser Poeta É...

Penso que não há maior simplicidade do que a complexidade do poeta, mesmo que as palavras pareçam estar aparentemente gastas. Estive no aniversário da editora lua de marfim. Gostei da sua pluralidade, da sua simplicidade, do seu traço de abertura a um mundo novo, na relação entre público, autor, editor, mesmo que o negócio seja a sua primeira condição. 
Gostei de ver o Luís Caminha ser premiado pela sua obra: nele «vê-se» a paixão pela escrita. 
Tive oportunidade de expressar, ao Luís, o prazer de conhecer um grande escritor e poeta: e como os poetas são quase invariavelmente gente tímida, por (ex) porem» tão mais à mostra «as suas entranhas», numa sociedade de espelhos, do faz de conta, dos interesses, do calculismo, dos jogos, das traições e enganos, dos medos,  e que não se satisfazem por vãs promessas. Escondidos, quantas vezes, por detrás de uma oralidade canhestra, de uma falta de vontade de vaidade, que não expressa a riqueza da sua alma. Afinal, as palavras são tão mais vãs do que os sulcos reais, ou virtuais, imprimidos; e a poesia tem essa vantagem superlativa de reconduzir um mundo frio e duro à verdadeira fragilidade da condição do homem: o homem actor é normalmente um poeta frágil. 
Prometeu o Luís Caminha um novo romance, esperando nós a reabertura do seu blogue. Escrever não pode ser um negócio, nem uma vaidade, mas uma paixão de auto compreensão do nosso lugar e afecto com o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário