Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Histórias Com Experiência Dentro

Deixem-me contar uma história de encantar. 
Há muitos anos, nos tempos risonhos do yuppismo, quando a europa começava a franquear as nossas portas aliciando-nos com o bezerro de ouro, deambulava eu de férias num mini bus, em Miami City, quando o guia espanhol da excursão -  que até meteu um DC9 de uma companhia de férias, a deitar por fora, por força dos seus revestimentos interiores, baratas - apontou para o lado direito.
Dizia ele em «americanhol»: «À vossa direita, é o distrito financeiro!»
Depois de percorrido umas largas centenas de metros, com aquelas torres envidraçadas a cheirar a caixa forte do tio Pato, de (a) Disney, acrescentou:
«A partir daqui começam as mafiosas; as de lavandaria...» 
Qual não foi o meu espanto, o meu horror, o meu despeito, quando vi gravado com estes olhos que viam ainda aquilo como um grande e glamoroso mundo novo, num edifício modernaço, as siglas brilhantes, reluzentes, douradas, diáfanas: BES. 
Indignado, envergonhado?, colei-me ao estofo a cheirar a novo do assento. 
«Ele há cada guia turístico mais idiota e enlameador do sucesso dos outros, achincalhador dos pequeninos», pensei. 
Há que dizer que estávamos, já, na pós - era do «small is beautiful».
Como posfácio, e depois de parte substancial das minhas poupanças aplicadas em acções de um banco da nossa praça terem sido minguadas em quase 100%, há que acrescentar em jeito de conclusão: eu, estudante de Modigliani, teorizador de finanças corporativas de teoremas sobre a importância para o lucro do tipo de financiamento declaro, que: «a qualidade do revestimento interior é hoje, neste trade-off entre ética e ambição a que me eximo, o único activo que contemplo e, logo, o que mais aprecio».     

PAS

Sem comentários:

Enviar um comentário