Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Contaminação Ortográfica

De repente eu, PAS, um fidalgal inimigo absoluto do novo acordo ortográfico, um libertário, está a dar-me para começar a escrever aqui e ali, menos um hífen, menos uma letra, com uma enorme paz de espírito, mesmo sem dar por isso, harmoniosamente, aligeirando o peso de algumas palavras, como que otimizando a minha escrita - será preguiça, senhor? 
Contatando com este novo facto - não, esta não me apanham a roer a consoante -, deveria estar a sentir-me cada vez mais um traidor aos meus registos, um preguiçoso rececionando aos ombros sacos de 12 dígitos em vez de 13 dígitos. Mas não: sinto-me cada dia mais leve. 
E esta, pessa, heim? perdão Pessa, que o respeito é muito bonito!

Sem comentários:

Enviar um comentário