Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cemitério De Pianos

Que relação há entre um cemitério de pianos, famílias comuns, Francisco Lázaro, amores, frustrações, violência familiar e um nó cego simultâneamente poético e intrincado? 
Isso mesmo, o cemitério de pianos do José Luís Peixoto.
Cada vez mais, quando leio um livro de ficção, me cinjo menos ao conteúdo, cada vez mais aos pequenos pormenores e ao modo como se opera a construção do enredo: como se fosse uma espécie de espião de mim mesmo.
Em cada passo revejo o modus - operandi da operacionalização da estrutura e a dor do prazer. Mais do que de parto,  destes objectos que sinto fazerem parte de nós próprios. 
Este cemitério, não é um cemitério; é vida complexa em movimento, cemitério de nós próprios como objectos recuperados!
Ainda há esperança nas nossas vidas comuns!  

Sem comentários:

Enviar um comentário