Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Caminho Da Justiça

Sempre pugnei pela elevação do espírito, pela igualdade, pela verdade, pela tolerância, pela amizade e pela solidariedade entre os homens. Nunca percebi o sentido da maldade talvez por ter tido a absoluta (e só aqui esta palavra faz sentido) e suprema «sorte?», de uma infância recheada de felicidade, numa abastança de afectos e materialmente confortável sem excessos.
Sofro, assim, no sentido cristão e acima de tudo humanista pelos que sofrem injustiças e se tornam mais tarde eles próprios veículos de injustiças. 
Deus, «aquilo» ou «aquele» que não compreendemos, deu-nos todos os instrumentos para sermos homens justos. Saibamos merecer essa dádiva!     

PAS

Sem comentários:

Enviar um comentário