Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os Livros E As Formas

Uma das áreas para mim mais queridas da gestão é a gestão estratégica. Não podia, assim, faltar ao chamamento da «Edição De Livros e A Gestão Estratégica» de José Afonso Furtado. 
Na sequência da leitura desse livro que agora começo a desfolhar, li também um artigo titulado do «Papel ao digital».

Entrevistado, diz nesse artigo Furtado: «como dizia Don McKenzie, as formas afectam o sentido. Ora, o grande perigo do processo de digitalização é deixar crer que um texto é o mesmo seja qual for a forma do seu suporte.» Pois é! A nossa sensibilidade diz que não. E da mesma forma que as formas afectam o sentido afectam muito mais do que isso. Foi isso que «li» da citação na primeira apressada passagem do artigo: «as formas afectam, não apenas o sentido, mas os sentidos».

Sem comentários:

Enviar um comentário