Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Escritor Dentro De Si

Tudo o que é demasiado pessoal, demasiado introspectivo,  esgota-se em nós após nos despirmos dos nossos sentimentos. 
A escrita exige reinvenção e territórios novos. 
Muitos dos novos escritores utilizam esse território quase ad nauseam, quase como narcisos a afagarem-se dentro de si; dentro de segredos que nunca verão a luz do dia.
Uns fazem-no inovadoramente e com interesse para o público; outros caminham dentro de si próprios levantando os pergaminhos onde ficam registadas os negativos e positivos da sua própria caminhada. 
Uns e outros são escritores dentro de si, não são é escritores para todos.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Mas, curiosamente, é questão que não tem sido muito abordada. Quase como se considerasse normal esta falta de olhar, no sentido de ver, o Mundo que habitamos. E, no entanto, ela não é natural. Muito pelo contrário. Afigura-se extremamente perniciosa.

    ResponderEliminar
  2. Tempos de individualismo excessivo, de redes a distância, de espelho, talvez, Sandra!

    ResponderEliminar