Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Culturalmente Ricos

Quando oiço falar na responsabilidade dos políticos, ou «não foi eu que fiz esta dívida!» arrepelo-me todo. 
Não porque não pense que os políticos não são os responsáveis finalistas do que muito há de mau em Portugal, mas porque muitas vezes nos esquecemos que os políticos são o povo em função ou o povo construído. 
Há quem pense mesmo que a responsabilidade de todo o mal está nas nossas elites, mas também não me parece, até porque a definição de elite está longe de ser una e as elites são o povo letrado e a ler livros. 
Logo, mais rigoroso talvez seja dizer que: a cultura que temos baseada na cunha, no pedido cirúrgico, no empenho, no concurso sequestrado, no tráfico de influências, nos favorzinhos, nos jeitinhos, nas encomendazinhas, nas comendazinhas, nas prendinhas, este poder cultural, emana do povo. 
Logo, parece que não podemos fugir à responsabilidade maior deste estado de coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário