Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sábado, 13 de outubro de 2012

Entremeada Literária

Entremear tipos de leitura foi sempre um exercício que me satisfez; desde a literatura pura e dura, à poesia, à história, à filosofia, à sociologia - de que recordo com prazer Bryan Turner e a sua Teoria Social - à economia, com Galbraith, Friedman e tantos outros. Sendo um amante de e da história, livros de história como os de Pierre Chanu, Antony Beevor... sempre conviveram com o romance histórico de Bernard Cornwell e o seu incansável Sharpe, bem como os magistrais romances de Patrick Rambaud, Patrick O'Brian, para além de quase todos os clássicos.
E é nesta mistura de tipos e autores sem discriminações e sem idolatrias que me posiciono.
Pergunto-me se haverá verdadeiramente essa distinção entre o que alguns designam por literatura, em contraponto com «A Outra escrita».  

Sem comentários:

Enviar um comentário