Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sábado, 20 de outubro de 2012

A Mão Do Diabo

Ainda não li «A mão do Diabo», de José Rodrigues dos Santos.
A entrevista que deu aqui tem alguns pontos que ajudam a conhecer melhor o que pensa JRS. Há quem pense que JRS é um escritor menor, um daqueles oportunistas do momento.
Não penso isso, embora nunca tenha lido um único dos seus livros - pelo menos na íntegra - logo, não posso demonstrá-lo! Mas também é necessário vivermos em constante descrença nos outros?
Percebo, no entanto, o que quer dizer quando diz que «não faz um exercício narcísico do estilo»; e, que o sucesso tem a ver com um tipo de livro novo para o mercado. Esse tipo, o dele, situa-se entre a ficção e a não ficção, o que como estilo se poderia denominar de: «romance de investigação».
Será que temos sempre de desconfiar do virtuosismo do diabo?

Sem comentários:

Enviar um comentário