Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sábado, 22 de setembro de 2012

Sob Uma Chuva de Projécteis

Do meu próximo livro, «Sob Uma Chuva de Projécteis», em fase terminal:

 «- Alferes, volte para a sua unidade – ordenou de rajada o capitão no meio de um barulho ensurdecedor, como o daquelas rajadas de metralhadora sincronizadas que passam no meio das pás das hélices das aeronaves – E olho atento, que isto não indicia nada de bom. Se ao menos os tommies nos dissessem alguma coisa…  
Quando o Alferes se dirigiu curvado, por entre a galeria da trincheira para a front line, ainda ouviu um grito de maqueiros no sentido do que lhe pareceu a zona por onde tinha desaparecido a equipa de transmissões.
 Uns quilómetros atrás da linhas, onde isto se passava, num abrigo metálico com chapa de ferro ondulada em forma de arco, a que os soldados portugueses chamavam, elefante, a equipa de artilharia posicionava a peça para disparo.
- Dispare essas peças, tenente. Ritmo intenso, até nova ordem, sem pensar em poupar projécteis. Estão-lhes a dar forte e feio nas linhas da frente.»

Sem comentários:

Enviar um comentário