Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Maria Teresa Horta E A Modelação da Nobreza de Carácter

Para ele, Maria é apenas uma velha que não conta no balanceamento da sua ambição, na sua indigência intelectual e na sua vaidade.
Ele, que sempre modelou o rosto à imagem de um coração esvaziado, não tem pelos livros senão um respeito minguado, uma ida pobrezinha a uma feira pontal à espera de aplausos, própria de uma garotice que lhe adveio do caminho trilhado.

Na modelação da sua nobreza, Maria, que conhece da sua extensa obra o significado exacto da palavra dignidade, remata a sua obra solidária com uma maior: não conspurca a sua obra com a subserviência própria de quem não modelou a vida com carácter, nem se vende aos que desprezam os seus irmãos de outros caminhos, mas da mesma jornada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário