Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Carta Aberta de Eugénio a Passos Via Pitta


Eugénio Lisboa
Quem pode dizer que as peças literárias não são também luta e poesia?
Não é fácil ser-se educado no carácter: traz-nos muitos amargos de boca num mundo onde o carácter já é confundido com fraqueza ou falta de esperteza.
Tive esse privilégio: o de ser educado por um homem e uma mulher com princípios de honestidade, onde não faltava o conceito de honra e o respeito pelo seu semelhante qualquer que ele fosse.
Isso hoje perdeu-se: os interesses que têm de ser devidamente alojados e acomodados primeiro que todos os outros, principalmente se forem os nossos, bem como o cinismo, estão acima de tudo de um modo obsceno: mas há também a adulação e a bajulação filhos do mesmo par.
Talvez aqueles que gostem de poesia, sejam poetas por isso: talvez pelo carácter, sem o qual não haveria nada para trazer da profundeza das sombras, à superfície! 
Por isso quem espera, desespera!

Sem comentários:

Enviar um comentário