Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

domingo, 12 de agosto de 2012

Jogo De Damas, Por Abel Manta


     Naquela manhã de 1927 jogava às damas, na minha mesa de mármore redonda de pés de ferro, na marquise, com aquela minha bela dama pé de cabra
     O tabuleiro parecia-se com o chão de tijoleira: o que me distraíra, nos últimos passes e jogadas e me pesava nos ombros.
A minha companheira, sentada numa cadeira de braços arredondados, sempre tão presente e concentrada para a vitória, assentava o seu punho fechado contra a face - o que lhe valia já uma vitória a curto prazo!
     Já esperava dela a qualquer momento, a seguinte provocação:
     - É Dama, Abel... É Dama! Pintei-te mesmo a manta, meu franjinhas soneca, ao ter-te distraído com as tonalidades da tijoleira! 
     «Pois é! Eu, Abel Manta, ficara sem estratégia ao ver a forma como me enfrentava, pernas graciosamente cruzadas e mão a descair para a perna da cadeira.»
      «Que dama aquela!», suspirei baixinho, entregando as minhas peças às suas mãos manipuladoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário