Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os Influentes

Naquele largo um homem cujo aspecto exterior tresandava a abandono, mesmo ao abandono da sua própria dignidade, abanava a mão tentando chamar a mão dos condutores transeuntes, vendendo a influência do seu desembaraço, traficando desse modo como outros homens mais cuidados, lugares.  
O seu rosto marcado a sobrevivência, porém, chamava a atenção; houvesse ainda naquele praça, para além do interesse próprio imediato, espaço e lugar à atenção do nosso próximo, a quem já chamámos semelhante.
No lado contrário, uma figura esbranquiçada lembrando uma personagem momo de Gil Vicente, como que acabado de sair de uma saca de farinha, tinha marcado a giz no chão à sua frente um círculo, onde depositava as esperanças do seu imediato futuro.
Este novo homem palhaço, cujo riqueza ou pobreza não dependia de nenhum pedestal, agora sério, mudo, estátua, dava nome à nossa nova condição de homens sofisticados: influentes pelo mediatismo, empedernidos como as estátuas!
      «A influência cansa!», pensou, enquanto pousava os olhos naquela estátua imaculada de branco, «as mais das vezes não pelo desembaraço, mas pelo imobilismo da ausência!»

Sem comentários:

Enviar um comentário