Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Literatura Confessional e Asséptica

«Não gosto da preocupação quase exclusiva com a história bem contadinha, como agora é a moda neste nosso país anglossaxónico. Para mim tem de haver trabalho de linguagem. E, nesse sentido, Mia Couto talvez seja o melhor escritor actual em língua portuguesa. Muito de perto, nunca o escondi, está para mim Luís Caminha, um autor completamente desconhecido e ausente das livrarias, apesar de ainda nem há um mês ter lançado um livro maravilhoso.» Nuno Serrano
Nuno Serrano tem esta preocupação com a edição da história bem contadinha, miúdinha, que não dá espaço ao sonho e à paixão. Gostos! E gostos não se discutem!
Porém, a literatura Portuguesa contemporânea corre o risco da normalização do romance asséptico, da linguagem do dia - a - dia, como se estivesse inscrita no desenrolar de um rolo de papel higiénico reciclado, de profissionais do teclado que atiram enfadados as tintas para a tela, como se estivessem a despejar as sobras do jantar, onde falta a criatividade da sua própria linguagem e as palavras envoltas na poesia de vida. 
O romance caótico, explosivo, metamórfico, diferente, confunde-se com a mordomia branda que nos caracteriza; como o carreirismo, que é uma espécie de entulho sedimentar que só dá silício quando podia dar diamantes.
A gestão do romance confunde-se assim com uma gestão de carreira inodora, traçada nos manuais de boas práticas, onde a chama está trancada e sufocada entre dois dedos. 

Luís Caminha não é um desses autores, como o não é Mia Couto, porventura o melhor escritor vivo de língua Portuguesa, ao contrário de outros que escrevem livros como se estivessem a dar lustro ao umbigo e a discorrer sobre os seus amores frustrados. Estaremos sob o reinado da telenovela que já desceu ao gramado do papel? Mas a vida vale muito mais que mil imagens! 

Sem comentários:

Enviar um comentário