Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sábado, 14 de julho de 2012

A Insustentável Leveza da Escrita: Os Novos Plagiadores

Há uma nova manada no horizonte da escrita: é a boiada do plágio, os construtores sem vida que fazem da sua vida corte e costura de recriação. 
Preocupam-me, esses, porque vivem escondidos num mundo novo de representação, um mundo de rede, sem rede, usurpando um pouco aqui e ali pedaços de criação, nas suas ambições tolas e na suas cabeças ocas de grandes senhores. 
É uma boiada que vive de lugares comuns, de frangalhos da escrita, escrita não ruminada, mas engolida e guardada num papo, que é levada ingénua e naif pelas mãos de editores já formatados e cansados de tantas letras, de um abecedário imutável, que não editam autores, mas actores, afectando os verdadeiros criadores, vivendo de emoções desgarradas e desregradas: 
e a cada cornada infligem dano, não por si sós, mas pela quantidade dos elementos da manada que vão normalizando e institucionalizando num tipo de escrita certinha, escrita pouco criativa, igual àquele livro cujas letras vivem a prazo curtinho, como todas as páginas em branco.    

Sem comentários:

Enviar um comentário