Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

terça-feira, 12 de junho de 2012

A Viagem Do Elefante

Acabei de ler A Viagem do Elefante de Saramago. Gostei, como gosto em geral de tudo o que Saramago escreve. Escreve, bem entendido, porque Saramago é imorredoiro. 
Podia Saramago não ter escrito um livro que para mim seria na mesma imorredoiro. Bastava a cumplicidade e o carinho de Saramago com Pilar e de Pilar com Saramago para Saramago ser imorredoiro.
Gostei, assim, da Viagem do Salomão, mesmo que a tromba do Salomão a sinta cansada, como se Saramago estivesse a preparar a sua última viagem e desse um último urro de elefante. Antes de fundir a sua pegada, legando-a ao mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário