Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Pensageiro Frequente de Mia Couto

Há pouco tempo perguntaram-me se a minha paixão pelas humanidades tinha sido encoberta pelo caminho das ciência sociais como a gestão, economia e Estudos Europeus.
Respondi-lhe que não. É que do mesmo modo que não se deve deixar exclusivamente a guerra na mão dos militares, também as humanidades não devem ser exclusivo das gentes de letras ou dos meros coleccionadores e agregadores de palavras. É preciso ir mais fundo na pesca à linha.

«Naquele momento creio ter entendido: a cidade não é um lugar. É a moldura de uma vida, um chão para a memória. Enrolei a linha, e regressei a casa...» (Mia Couto; Pensageiro Frequente).

Que me desculpem os autores mais novos. Mas é preciso muito mais linha como bem explica Mia Couto no Pensageiro Frequente, porque a cidade não é um lugar mas a moldura de uma vida e um chão para a memória onde nos possamos enrodilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário