Citações:

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante
(José Pedro Galvão de Sousa, brasileiro, 1912-1992)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

De A a B!

Todos os que se divorciam um pouco do mundo mensurável têm a grata felicidade de reconhecer essa incompreensão inteligente, que mais que incompreensão pode ser poema. Chamando-me a atenção para os Amigos do Livro, como podia ter-me chamado a atenção o olho do sapo, ou o redondo dos relógios das horas extraordinárias, está lá a Origem Das Espécies, como a Volta do Parafuso, o coração duplo, a Livreira Anarquista, os Livros Ardem Mal, etc, etc...
Ontem tentei unir-me um pouco ao mundo, unindo com corda nos sapatos pontos da minha cidade. No Jardim Botânico encontrei-me com essa incompreensão inteligente de me sonhar a afagar as raízes de um figueira estranguladora, bem como a abrigar-me num dragoeiro que mais que fogo, expelia recato e afago debaixo de um enorme chapéu de largas abas; nas ruínas do Convento do Carmo abandonei-me aos tremores e temores dessa Lisboa temerosa setecentista, entremeando os gritos do povo amedrontado com os gritos e uivos à liberdade desse salgueiro que desceu à cidade; no justo elevador, sentei-me e fechando e entreabrindo os olhos, senti a alvura da minha cidade, a minha cidade branca; na Sé, senti-me dono de uma Lisboa medieval, reverente à Europa Christiana, embora sentisse o peso dessa espada dos justos; na rua, um fugidio encontro feito só de Se Bem Me Lembro, com o não lógico Condessa - o tal que diz que a lógica leva-te de A a B, a imaginação a qualquer lugar; naquela rua, envelhecida, de S. Catarina, olhei e vi-te à janela, sabendo que ali tinhas adormecido para a vida para a recomeçares, fraco putanheiro para tão grande versejador que tu és, ò Manoel. 
Perceberam alguma coisa? Talvez não! Mas soube-me muito bem esta minha incompreendida caminhada de A a B!

Sem comentários:

Enviar um comentário